fonte: O Globo
Um hospital estadual em Mesquita, na Baixada Fluminense, tem criado meios alternativos e humanizados em meio à crise financeira do Rio de Janeiro e a redução no repasse de verbas para as unidades de saúde do Estado, para aliviar a tensão do pós-parto e fortalecer ainda mais o vínculo entre mães e bebês. O Hospital Estadual da Mãe oferece aulas de yoga para as mães e shantala, técnica indiana de massagem, para os bebês.
Nos encontros, mães de bebês que precisaram ser internados nas unidades intensiva e semi-intensiva do hospital logo após o parto e aquelas que estão internadas nas enfermarias participam das aulas de yoga enquanto os bebês mais estressados podem experimentar a shantala.
— Esta unidade tem como prioridade o atendimento humanizado às pacientes e por isso trabalhamos sempre para inovar nessa área. O contato entre mães e bebês é fundamental e traz muitos ganhos à saúde de ambos. A partir dessas terapias fortalecemos esse vínculo e os resultados positivos são inúmeros – explicou o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Júnior.
Desde outubro de 2017, cerca de 250 mulheres já participaram das atividades oferecidas pelo hospital da rede pública do estado.
— Há estudos que indicam a prática regular de yoga como benéfica para o combate à ansiedade e ao estresse, além dos benefícios para a saúde em geral. As mães estão se sentindo ainda mais acolhidas e adorando a prática — explicou a responsável técnica pelo serviço social do hospital, Nilcen da Silva Barros.
A paciente Carla Regina Ribeiro da Silva, de 26 anos, moradora de Duque de Caxias, participou de uma das aulas de yoga ao lado da filha recém-nascida Anna Beatriz, que recebeu a massagem de shantala após a aula de yoga.
— É incrível como ela fica calminha e mais feliz quando estamos juntinhas aqui. É mágico – disse Carla.
BENEFÍCIOS DA SHANTALA PARA RECÉM-NASCIDOS
De acordo com a secretaria estadual de Saúde, a shantala é recomendada desde os primeiros dias do recém-nascido já que os toques, que abrangem todo o corpo do bebê, trabalham as regiões como peito, barriga, costas, pernas, braços e rosto. A criança fica mais tranquila e dá menos trabalho na troca de fraldas e durante as refeições. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e um sono mais tranquilo.
A massagem no peito melhora a respiração porque expande a caixa torácica. Os movimentos na barriga auxiliam o funcionamento do intestino e do estômago. A própria posição em que o bebê fica, de costas, estimula a coluna vertebral, e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés facilitando o desenvolvimento da musculatura e o aprendizado de abrir e fechar, pegar e soltar.
O Hospital da Mãe, além da yoga e shantala, também oferece serviços de banho de ofurô, Método Canguru e Redes Terapêuticas, que promovem o relaxamento e o bem-estar do recém-nascido, técnicas que também remetem ao ambiente intrauterino. Além do ‘polvo terapêutico’, feito de crochê colocado dentro da incubadora para que a criança interaja naturalmente com os tentáculos, que se assemelham ao cordão umbilical, promovendo a sensação de segurança e conforto.